outubro-rosa

A importância do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção do câncer de mama. O movimento surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura.

Até maio deste ano, 66.280 novos casos da doença já tinham sido diagnosticados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Os dados nos mostram a importância da prevenção.

O autoexame

O autoexame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são maiores e melhores. 0

Sinais de alerta

Alteração na assimetria das mamas;
Alteração na cor do mamilo;
Vermelhidão;
Desvio ou inversão do mamilo;
Secreção transparente, rosada ou avermelhada.

Fatores de risco de câncer de mama

Histórico de câncer de mama na família;
Obesidade;
Sedentarismo;
Uso de hormônios em excesso;
Fumo e alcoolismo.

É importante salientar que o câncer de mama pode ser curado. É importante que a sociedade esteja conscientizada da necessidade na realização dos exames anuais de rotina.

Para continuar lendo artigos como esse, acompanhe meu blog e me siga nas redes sociais.

Cuide-se!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp