O Outubro Rosa é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção do câncer de mama. O movimento surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura.
Até maio deste ano, 66.280 novos casos da doença já tinham sido diagnosticados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Os dados nos mostram a importância da prevenção.
O autoexame
O autoexame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são maiores e melhores. 0
Sinais de alerta
Alteração na assimetria das mamas;
Alteração na cor do mamilo;
Vermelhidão;
Desvio ou inversão do mamilo;
Secreção transparente, rosada ou avermelhada.
Fatores de risco de câncer de mama
Histórico de câncer de mama na família;
Obesidade;
Sedentarismo;
Uso de hormônios em excesso;
Fumo e alcoolismo.
É importante salientar que o câncer de mama pode ser curado. É importante que a sociedade esteja conscientizada da necessidade na realização dos exames anuais de rotina.
Para continuar lendo artigos como esse, acompanhe meu blog e me siga nas redes sociais.
Cuide-se!