cirurgia plastica

EXPECTATIVAS GERADAS COM A CIRURGIA PLÁSTICA

Antes de realizar uma cirurgia plástica, é fundamental compreender suas motivações e equilibrar sua saúde psicoemocional.

É por isso que eu sempre recomendo uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra antes da decisão final. Ao conversar com um especialista nas questões da mente e da alma, você terá a oportunidade de se autoconhecer melhor e fazer uma análise interior.

Lembrando que o psicólogo ou psiquiatra tem o dever de priorizar sua autoestima e seu equilíbrio biopsicossocial. Deste modo, a cirurgia plástica será totalmente apoiada, caso seja fundamental para o seu bem-estar.

Entretanto, por questões de ética e responsabilidade, ele também poderá desaconselhar a cirurgia. Isso costuma acontecer quando o paciente demonstra expectativas muito irreais, distúrbios de imagem, depressão, entre outros transtornos.

A PLÁSTICA NÃO RESOLVE TODOS OS PROBLEMAS

Para você que sonha em realizar uma cirurgia plástica, tenho uma dica importante: não crie expectativas irreais. O principal objetivo de uma operação estética é melhorar a autoestima e qualidade de vida do paciente.

Mas não pense que tudo será “cor de rosa” após o procedimento. Compreenda que a plástica promove grandes benefícios, mas não mudará sua personalidade, comportamento ou questões de ordem emocional.

Por isso, planeje sua cirurgia dentro da realidade, estando ciente de que também será necessária uma profunda transformação interior.

RESPEITO AO SEU CORPO E AOS SEUS SONHOS

Em vários anos de cirurgia plástica, eu tenho buscado ajudar pessoas a se sentirem bem consigo mesmas, respeitando seus sonhos e histórias de vida. Entretanto, quando o desejo do paciente é pautado em transformações extremas, mudanças que podem desfigurar sua face ou seu corpo, ou que ofereça algum risco à saúde, o meu senso de ética me obriga a dizer NÃO.

Jamais quero interferir no livre arbítrio do paciente, mas como médico cirurgião devo alertar sobre os limites técnicos e anatômicos da cirurgia plástica. E nunca submetê-lo a riscos desnecessários.

A cirurgia plástica tem o objetivo de harmonizar a beleza do ser humano, mas não nos permite “brincar de ser Deus”, criando um novo rosto ou um novo corpo totalmente do zero.

Por isso, repito: não busque uma cirurgia plástica com expectativas irreais.

Eu sempre vou respeitar os sonhos dos meus pacientes, mas também respeitarei os limites da ética e da ciência.

REALIDADE X EXPECTATIVA

Muitas vezes, recebo pacientes com expectativas muito altas sobre a cirurgia plástica. Por um lado, eu sempre tento realizar o sonho da pessoa, mas, infelizmente, nem todos os desejos podem ser cumpridos, devido a limites anatômicos.

O corpo e a face de cada pessoa são únicos e isso precisa ser respeitado no processo cirúrgico. Nem sempre o biotipo de um paciente é adequado às mudanças que ele sonha em fazer.

Nestes casos, busco orientar o paciente sobre as reais possibilidades. Explico, de forma sensível e sincera, que a cirurgia plástica não é uma promessa de corpo escultural ou rosto perfeito, ela é uma harmonização da beleza natural do paciente.

DICAS PARA NÃO SE DECEPCIONAR COM OS RESULTADOS DA CIRURGIA

  • Antes de operar, reflita: sou um bom candidato a esse procedimento? Estou disposto a correr os riscos e fazer os sacrifícios necessários para ter um bom resultado?
  • Seja sincero com o seu médico: não minta na consulta de avaliação e exponha todas as suas expectativas de mudança no corpo ou na face.
  • Confie em seu cirurgião: se você escolheu um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), significa que ele é capacitado e sabe exatamente o que fazer. Um bom cirurgião sempre tomará decisões inteligentes e sensatas para realizar o seu sonho.
  • Discuta com seu médico os resultados imediatos e a longo prazo: a maioria das cirurgias exige um período de 3 a 6 meses para apresentarem os resultados finais. Por isso, tenha paciência até o corpo desinchar e invista em uma alimentação saudável para facilitar a recuperação.
  • Tenha expectativas realistas: uma cirurgia plástica tem o objetivo de harmonizar sua beleza natural e não transformá-lo em outra pessoa.

CIRURGIA PLÁSTICA NÃO É SÓ CHEGAR E OPERAR

Toda cirurgia estética ou reparadora exige um planejamento detalhado.

Mesmo que o procedimento pareça “simples”, são várias as etapas que devem ser estudadas e discutidas individualmente. Cada caso é um caso e deve ser estudado a fundo.

O primeiro passo não é pensar na anestesia ou na técnica cirúrgica, e sim nas vontades, desejos e expectativas do paciente.

Por isso, minha dica de hoje é: tenha calma e paciência em todas as etapas. A cirurgia pode demorar algumas semanas ou meses para ser definida, mas é assim que tem que ser.

Estamos falando do seu sonho, do seu bem-estar e da sua autoestima. E com isso não se brinca!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp