Com o isolamento social nossa vida virou do avesso em pouco tempo. Muita gente acabou abandonando os exercícios físicos e descontando toda a ansiedade na comida. Com as gordurinhas em excesso, é bem provável que você esteja pensando em realizar lipoaspiração ou outras cirurgias plásticas para resolver o problema, não é mesmo? Antes da decisão final, é importante saber todas as informações sobre o procedimento.
O que é lipoaspiração?
A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade. Pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.
Quais são os candidatos ideias para realizar a cirurgia?
• Adultos não fumantes, com 30% do seu peso ideal;
• Pessoas saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
• Pessoas com expectativas realistas do resultado e determinadas a seguirem orientações do cirurgião.
Preparação para a lipoaspiração
• Se planejar e ter certeza da decisão;
• Procurar e escolher o médico ideal;
• Fazer exames conforme orientação médica;
• Evitar tomar aspirina, alguns anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Como acontece a cirurgia?
1) Anestesia
Seu médico irá recomendar a melhor opção para você: sedação intravenosa ou anestesia geral.
2) Incisão
A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis.
Uma cânula é inserida através destas incisões para soltar o excesso de gordura. A gordura deslocada é aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.
3) Resultados
É normal ficar com o corpo inchado nos primeiros dias. É importante seguir todas as recomendações do médico para que você tenha os melhores resultados.
Lipoenxertia: o que é?
É uma técnica que usa a gordura do próprio corpo retirada pela lipoaspiração para preencher ou dar volume a algumas partes do corpo, como seios, bumbum, lábios, queixo ou coxas, por exemplo.
Como é feita a aplicação da gordura no corpo?
A gordura recolhida através da lipoaspiração é tratada e purificada (remove-se o sangue e restos celulares). Após isso, ela é enxertada na região pretendida usando agulhas finas, através da realização de microinjeções.
Recuperação
A recuperação é rápida, com poucos desconforto e inchaço. Deve-se repousar e evitar esforços no primeiro mês pós-cirúrgico.
Lipoescultura: o que é?
Semelhante a lipoenxertia, na lipoescultura, a gordura em excesso é retirada e depois pode ser aproveitada para ser introduzida num novo local do corpo onde existe falta dela, como face, lábios, panturrilhas ou bumbum.
Como é feita a cirurgia?
1) A pele é marcada, para identificar o local onde vai retirar a gordura;
2) É introduzida anestesia e soro na pele, através de pequenos buracos para facilitar a saída da gordura;
3) A gordura em excesso é aspirada com um tubo fino;
4) A gordura é separada do sangue em um aparelho especial para centrifugar os líquidos;
5) A gordura é introduzida no novo local que deseja aumentar ou modelar.
Conclusão
Antes de realizar qualquer tipo de cirurgia, é importante pesquisar e se preparar com calma. Lipoaspiração, lipoenxertia e lipoescultura não são procedimentos simples! Procure um cirurgião renomado e conceituado para oferecer qualidade e apoio durante o processo.