novembro-azul-dr-renato

Novembro Azul

O Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é câncer de próstata?

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Ela é responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma.

O câncer de próstata se instala numa área da glândula. À medida que cresce, vai ocupando gradativamente os lobos direito e esquerdo da próstata. Nas fases mais avançadas, invade por continuidade a cápsula que reveste o órgão, para depois chegar aos tecidos ao seu redor, incluindo as vesículas seminais.

Quanto mais avançado é um tumor mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade, por isso é essencial para o tratamento e para a cura descobrir a doença no início.

Sintomas comuns

O perigo do câncer de próstata está nos sintomas. Na fase inicial, ele geralmente não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada.

• Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
  • Infecção generalizada ou insuficiência renal nos casos mais graves.
  • Fatores de risco
  • Histórico familiar de câncer de próstata;
  • Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo.

Diagnóstico

Toque retal: identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma.

Dosagem de uma proteína do sangue (PSA): por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas.

Os exames são realizados a partir dos 50 anos, porém pacientes considerados de alto risco (com parentes com câncer de próstata) devem realizar o primeiro exame aos 40 anos de idade.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

• Diagnóstico precoce;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Não fumar;
  • Ser fisicamente ativo;
  • Visitar regularmente o médico.

Previna-se! Para ver mais conteúdos sobre saúde, continue acompanhando meu blog e me siga nas redes sociais.