O Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção do câncer de próstata.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O que é câncer de próstata?
É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Ela é responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma.
O câncer de próstata se instala numa área da glândula. À medida que cresce, vai ocupando gradativamente os lobos direito e esquerdo da próstata. Nas fases mais avançadas, invade por continuidade a cápsula que reveste o órgão, para depois chegar aos tecidos ao seu redor, incluindo as vesículas seminais.
Quanto mais avançado é um tumor mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade, por isso é essencial para o tratamento e para a cura descobrir a doença no início.
Sintomas comuns
O perigo do câncer de próstata está nos sintomas. Na fase inicial, ele geralmente não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada.
- Dor óssea;
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
- Infecção generalizada ou insuficiência renal nos casos mais graves.
- Fatores de risco
- Histórico familiar de câncer de próstata;
- Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Obesidade;
- Sedentarismo.
Diagnóstico
Toque retal: identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma.
Dosagem de uma proteína do sangue (PSA): por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas.
Os exames são realizados a partir dos 50 anos, porém pacientes considerados de alto risco (com parentes com câncer de próstata) devem realizar o primeiro exame aos 40 anos de idade.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
Prevenção
- Diagnóstico precoce;
- Manter uma alimentação saudável;
- Não fumar;
- Ser fisicamente ativo;
- Visitar regularmente o médico.
Previna-se! Para ver mais conteúdos sobre saúde, continue acompanhando meu blog e me siga nas redes sociais.