pre operatorio cirurgia plastica

O pré-operatório da Cirurgia Plástica

Sempre falo essa frase para os meus pacientes: Plástica é coisa séria! Por isso, antes do procedimento é preciso ter alguns cuidados: escolher um profissional qualificado e realista, realizar a cirurgia em hospital bem equipado e sempre realizar as consultas presencialmente.

Eu preciso compreender suas expectativas, necessidades e limitações.⁣⁣⁣⁣⁣ Também preciso avaliar seu biotipo físico, seu histórico médico e outras particularidades decisivas para o sucesso da operação.⁣⁣⁣⁣⁣ Por isso, somente após uma entrevista presencial é que eu consigo indicar a melhor abordagem para realizar o seu sonho.

QUAIS CUIDADOS PRECISO TER NO PRÉ OPERATÓRIO?

1) É preciso estar sem esmalte nas unhas
Ele pode atrapalhar a monitorização anestésica/sinais vitais durante a operação.

2) Suspender a pílula anticoncepcional pelo menos 30 dias
Isso é feito para evitar trombose. Se você usa Diu ou anel vaginal como contraceptivo, as chances são menores, então cada caso precisa ser avaliado.

3) Atenção aos remédios anticoagulantes
Se você vai fazer lipo ou abdominoplastia, eu pedirei a suspensão dos medicamentos vasodilatadores ou ‘afinadores’ do sangue. O ideal é que você pare de tomá-los 15 dias antes da operação, para evitar hemorragias e sangramentos inesperados.

COMO É FEITO O EXAME DE RISCO CIRÚRGICO?

O laudo é emitido com base em escalas de saúde padronizadas pela ciência e tem o intuito de identificar as chances de complicação durante a cirurgia.

O risco cirúrgico é composto por:

• Anamnese (entrevista clínica);
  • Exame físico (para investigar problemas como pressão alta, doenças cardíacas, diabetes, consumo de álcool e tabaco);
  • Exames de sangue (para verificar taxas sanguíneas, nível de açúcar, coagulação, funcionamento do fígado e rins, entre outros detalhes);
  • Exames de urina;
  • Eletrocardiograma com ou sem esforço e raio X torácico;
  • Exames complementares individuais, caso necessário.