envelhecimento-pele-colageno-0319-1400x800

O que você precisa saber sobre colágeno

O que você precisa saber sobre colágeno

Quando envelhecemos, naturalmente ocorre a diminuição da produção do colágeno, possibilitando a perca da densidade e espessura dérmica, caracterizando flacidez na pele. Mas, o que realmente é o colágeno e qual é seu papel em nosso corpo?

O que é?

O colágeno é uma glicoproteína formada pelos aminoácidos glicina, prolina e hidroxiprolina , formando três cadeias polipeptídicas. É a proteína mais abundante no corpo, representando cerca de um terço de sua composição proteica. Há mais de 12 tipos, porém apenas 5 participam da estruturação da pele.⁣⁣⁣

Benefícios

O colágeno tem inúmeros atributos, conheça alguns:

  • Promove elasticidade e resistência à pele, cabelo e unhas.
  • Atua nos tendões e ligamentos, para que sejam resistentes.
  • Cartilagens: evita que os ossos batam uns nos outros e causem desgaste e dor.

Desgaste e envelhecimento

O desgaste do colágeno pode ser acelerado por radicais livres (como má alimentação, exposição ao sol em excesso, poluição, tabagismo, uso de álcool, estresse) e envelhecimento, com seu declínio hormonal próprio.

A redução da síntese de colágeno começa a a partir dos 30 anos e é intensificada aos 50.⁣⁣⁣ Quanto mais envelhecemos, a capacidade da pele para substituir o colágeno danificado diminui, fazendo com que surja rugas e flacidez.

A falta de aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes (extremamente para formar o colágeno) também afetam a sua produção, sendo possível até mesmo na juventude.

Reposição de colágeno

O colágeno diretamente isolado ou adicionado à alimentos, bebidas e pílulas são digeridas em aminoácidos, absorvidos pelas células no intestino delgado e utilizados para produzir proteínas conforme a necessidade do seu corpo. Portanto, suplementar colágeno não aumentará a síntese em sua pele.⁣⁣⁣

O que funciona?

  • Manter seus níveis hormonais equilibrados e otimizados;
  • Manter uma vida saudável (evitar cigarro, álcool, refrigerantes, gorduras trans, poluição e estresse);
  • Se hidratar! Um corpo bem hidratado, tem células bem hidratadas.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp